terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Castelo de Neuschwanstein

Torres e espirais, escadas espiraladas, salas de madeira esculpida e até mesmo um candelabro de ouro: o Neuschwanstein, na Alemanha, tem tudo que você pode esperar de um castelo de conto de fadas (tanto é que parece que Walt Disney emprestou muito do seu design para o castelo da Bela Adormecida na Disneylândia).

Fantasia arquitetônica criada pelo "louco" Rei Ludwig II, ele fica numa colina florestada, acima de um lago, e sua aparência teatral não é mero acaso. Ludwig explodiu uma parte do pico de uma montanha para posicionar o castelo, e trabalhou em seus desenhos com um designer de palco em vez de um arquiteto. Começando o trabalho em 1869, o rei queria criar o castelo dos seus sonhos e também evocar a atmosfera das óperas wagnerianas que ele adorava.

Quatorze trabalhadores levaram aproximadamente cinco anos só para esculpir o trabalho em madeira do quarto do rei, incluindo uma elaborada cobertura para a cama e painéis que lembravam janelas góticas. Um mural retrata a lenda de Tristão e Isolda - uma das muitas cenas pintadas do castelo (dos mitos que inspiraram as óperas de Wagner).

A extravagância romântica de Ludwig é visível em todos os lugares: colunas esculpidas de forma a lembrar palmeiras, um estúdio real onde o único tecido usado é a seda bordada a mão, o chão feito de 2,5 milhões de peças de mármore e um candelabro brilhante que pesa aproximadamente uma tonelada - isso sem falar da gruta artifical com estalactites e uma grande cascata. As janelas do castelo enquadram paisagens como as das páginas de um livro de histórias completo, com florestas, lagos cobertos por névoa e picos maravilhosos.

Para construir o Castelo Neuschwanstein, Ludwig gastou uma fortuna - do seu bolso e do Estado. Para frear esse gasto absurdo, seus ministros declararam-no insano e o tiraram do trono. Poucos dias depois, Ludwig se afogou de forma misteriosa, e seu castelo de conto de fadas ficou interminado. O monarca só morou lá alguns meses, vivendo seus sonhos românticos.

por Jerry Camarillo Dunn Jr. - traduzido por HowStuffWorks Brasil


Curiosidades

  • O complexo do castelo estende-se por 6.000 metros quadrados articulados em quatro andares e numerosas torres, com uma altura que atinge os 80 metros.
  • O castelo pode ser considerado como um monumento dedicado a Richard Wagner, o qual Luís II da Baviera admirava muito. De facto, muitas das suas salas são inspiradas em óperas do compositor alemão.
  • Luís II da Baviera empenhou todo o seu património na construção do castelo, supeintendendo os trabalhos; no entanto habitou durante muito pouco tempo nesta residência.
  • Luís II observou o avanço dos trabalhos directamente do castelo onde passou a infância, o vizinho Castelo de Hohenschwangau.
  • A Sala do Trono não tem trono; isto porque Luís II morreu antes que o trono ficasse completo, e por isso não foi mais colocado no seu lugar.
  • Uma das salas do castelo reproduz, de maneira muito realista, uma gruta com muitas estalactites e estalagmites, a qual possuiu uma cascata durante o reinado de Luís II.
  • Luís II, receando os danos, ordenou ao curador do castelo que interditasse as visitas dos curiosos depois da sua morte. Poucas semanas depois da morte do soberano, o castelo abriu as suas portas aos visitantes. É actualmente um dos lugares mais visitados da Alemanha em qualquer estação do ano.
  • Afirma-se que este é o edifício mais fotografado da Alemanha, e um dos destinos turísticos mais atractivos do país.
  • Afirma-se ainda que este verdadeiro castelo de contos de fadas da Baviera terá inspirado o moderno castelo da Cinderella na Disneylândia, símbolo da própria companhia Walt Disney.
  • Este castelo serviu de modelo no anime Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) como o castelo do deus grego do submundo, Hades.
  • Este castelo também serviu de fachada para a serie Os Feiticeiros de Waverly Place, onde seria a famosa "feitiço tec".







Nenhum comentário:

Postar um comentário