terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

QUASAR (quase-estelar)

Um quasar (abreviação de quasi-stellar radio source, ou fonte de rádio quase-estelar) é um objeto astronômico distante e poderosamente energético com um núcleo galáctico ativo, de tamanho maior que o de uma estrela, porém menor do que o mínimo para ser considerado uma galáxia. Quasares foram primeiramente identificados como fontes de energia eletromagnética (incluindo ondas de rádio e luz visível) com alto desvio para o vermelho (redshift), que eram puntiformes e semelhantes a estrelas, em vez de fontes extensas semelhantes a galáxias. Os quasares são os maiores emissores de energia do Universo. Um único quasar emite entre 100 e 1000 vezes mais luz que uma galáxia inteira com cem bilhões de estrelas. (a foto acima é uma representação digital de uma foto tirada por um rádio telescópio).

Formação

Um quasar inicia sua vida como uma estrela comum, não como o sol, mas como uma estrela gigantesca que é alimentada por fusões nucleares constantes causadas pela gravidade. No início da vida estelar, a intensa pressão e força gravitacional comprimem tanto os átomos de hidrogênio, e criam uma movimentação entre eles que supera a força natural de repulsão, e os fundem em hélio e nessa fusão parte da energia que formam as partículas subatômicas é liberada através da estrela e se equilibra com a gravidade. Conforme acabam os átomos de hidrogênio, a estrela funde hélio em carbono, e com o fim do hélio o carbono é fundido em elementos mais pesados como oxigênio, neônio, silício, magnésio, enxofre e ferro. Quando os átomos de ferro se fundem, absorvem a energia da fusão e começam a diminuir drasticamente a pressão da estrela. Nessa alteração de elementos fundidos na estrela, ela havia se aquecido e se expandido.

No desequilíbrio entre as forças que comandam a estrela a gravidade vence e a estrela desaba sobre si mesmo numa explosão descomunal conhecida como supernova.

Nesta explosão que poderia ser vista a luz do dia durante dias, em um breve momento, é criado o famoso buraco negro ou uma estrela de nêutrons. O que forma quasar é o buraco negro cuja gravidade é tão grande que nem a luz pode escapar (a estrela de nêutrons, se fundida a outra, forma um buraco negro e também pode formar um quasar).

Muito provavelmente, essas estrelas não estavam sozinhas e com sua nova forma engolem a matéria que as rodeavam. Quando elas se alimentam dessa matéria, antes de ser engolida a matéria forma um disco de acreção que gira quase a velocidade da luz e gera um imenso atrito. Nesse atrito muita energia é liberada, e conduzida pelo campo magnético do buraco negro forma dois jatos de cada lado que são chamados de lóbulos de rádio ou DRAGNs. E assim podemos detectá-los.

Durante sua vida de milhares ou até bilhões de anos, o buraco negro engole muitas estrelas ou até outros buracos negros menores e aumenta de massa e tamanho até ficarem tão grandes que são chamados de buracos negros supermassivos. Os que habitam os centros dos quasares são tão grandes que são denominados monstros, literalmente.

Acabam tendo tanta matéria atraída que formam discos de acreção colossais e lóbulos de raio tão grande que se o buraco fosse comparado a uma bola de basquete, os lóbulos equivaleriam ao diâmetro da terra. E aí estão os quasares, que geralmente habitam os centros galácticos. A maioria está tão distantes que os vemos como eram a milhares de anos atrás do ponto de partida da luz que nos alcança hoje.

Um comentário:

  1. Gostei muito da foto e do que você colocou, o quasar é muito interessante.
    Se você poder coloque falando sobre os pulsares que são estrelas que tem uma rotação muito grande que no inícios, os pesquisadores pensava que eram ET fazendo contato, mas era o campo magnetico liberado por essa estrela e também se você podesse seguir o meu blog:isaquenewtonblog.blogspot.com, fala um pouco sobre o universo e estrelas da morte.

    ResponderExcluir